Resenha do livro: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação (Capítulo VI)
Kenski, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007
O livro possui 141 páginas composto da apresentação, introdução, VI
capítulos, um anexo com questões para reflexão, debates e glossário.
Na apresentação a autora relata que escreveu o livro pensando nos jovens
leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes
áreas que se interessam pelo tema, tão atual, da relação entre educação e
tecnologias.
Tornado acessível para todos os conceitos e as questões de grande
complexidade teórica das duas áreas. (Educação e Tecnologia). Buscando
para escrever o livro a opinião de professores e jornalistas em artigos
apresentados pela imprensa. Recuperando pesquisas realizadas por ela e
outros pesquisadores, relatos de professores e alunos, buscas na
internet, buscando também exemplos de iniciativas educacionais que
pudessem auxiliar na compreensão de assuntos tão novos.
Partindo da idéia de que o tema “Educação e tecnologia” deveria ser
abordado de forma simples, abrangente e esclarecedora, apresentando e
refletindo sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer á
educação.
Na introdução é relatada a sua experiência ao ligar o computador, se
identificar através da webcam e senha de acesso e ser transportada para o
ambiente tridimensional interativo em que estuda algo que é comum em
vários ambientes educacionais pelo mundo.
Capítulo VI- CAMINHOS FUTUROS NAS RELAÇÕES ENTRE NOVAS EDUCAÇÕES E TECNOLOGIAS
Crianças e jovens que fazem parte da geração NET já exibem um perfil
muito diferente dos excluídos digitais, e as diferenças não estão apenas
na fluência com que usam computadores e redes. A conduta desses jovens
em atividades diárias em seus computadores muda também a maneira como
agem quando não estão conectados.
Novas maneiras de pensar e agir das novas gerações digitais influenciará
o futuro das escolas e da educação de modo geral. Será preciso, cada
vez mais, amplificações políticas efetivas, que propiciem a inclusão
digital de todos os cidadãos. Ações que além do uso escolar de
computadores e redes se ampliem de forma intensiva para o acesso em
espaços sociais diferenciados. É claro que, no entanto, é ainda a escola
em todos os seus níveis e formas, o espaço privilegiado e propício para
desencadear a ação e fluência digital.
O futuro tecnológico da educação tem se direcionado para pequenas
soluções na forma de aparelhos leves e portáteis, mas com muita
potência.
Várias pessoas de diferentes idiomas devem se encontrar na rede, vai
aumentar significativamente o uso de um idioma criativo e que está em
franco desenvolvimento ns redes. Uma formulação híbrida entre a
linguagem digital, o inglês vulgar e a linguagem icônica dos emoticons.
O grande movimento desencadeado pelo o uso aberto de programas e
softwares desenvolvidos colaborativamente nas redes auxilia a todos,
professores e alunos, no desenvolvimento de novas estratégias didáticas
suportadas pelos computadores e pelas redes.
As tecnologias garantem as escolas à possibilidade de se abrirem e
oferecerem educação para todos, indistintamente, em qualquer lugar, a
qualquer tempo. O uso intensivo das mais novas tecnologias digitais e
das redes transforma as dimensões da educação e da á escola “o tamanho
do mundo”. A escola do tamanho do mundo, que se viabiliza pelo uso
intensivo das tecnologias e das redes digitais, precisa ser vista com
uma nova mentalidade.
A mentalidade exigida para se fazer educação de qualidade na sociedade
da informação exige mudanças na estrutura e no funcionamento das
escolas. Mudanças que vão muito mais além dos atuais ambientes e dos
espaços e tempo de ensino-aprendizagem e que se vinculam com a linha
filosófica e o projeto pedagógico da instituição.
A educação nunca mais será a mesma. As mudanças já ocorrem no movimento
cotidiano de alunos, professores, das pessoas em geral, que acessam
esses novos espaços de interação, comunicação e aprendizagem.
É preciso que as escolas, de todos os graus e níveis de ensino, acordem
para a incorporação desses movimentos no cotidiano de seus cursos. Ou
ficarão estagnadas e condenadas á obsolência.
Indico este livro a todos os estudiosos do termo "tecnologias" que tem
sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e
significados. Este livro reflete sobre as relações que sempre existiram
entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias.
Um livro muito útil a professores e estudantes da área de educação e outras áreas de conhecimento.
Vani Moreira Kenski nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É graduada em
Pedagogia e Geografia pela Universidade Estadual do Rio de janeiro
(Uerj), com mestrado pela Universidade de Brasília ( UNB)e doutorado em
Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi
professora e pesquisadora das Faculdades de Educação da UnB,da Unicamp e
da USP.
Gonzalez, Ana Cecília da Rocha, aluna do curso de especialização em
Tecnologia e Novas Educações da Universidade Federal da Bahia_ UFBA
http://anaamigamaravilhosa.blogspot.com.br/2011/04/resenha-do-livro-educacao-e-tecnologias.html
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