quinta-feira, 20 de junho de 2013

Resenha do livro: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação

Resenha do livro: Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação (Capítulo VI)

Kenski, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007

O livro possui 141 páginas composto da apresentação, introdução, VI capítulos, um anexo com questões para reflexão, debates e glossário.

Na apresentação a autora relata que escreveu o livro pensando nos jovens leitores, em seus professores e nos demais profissionais de diferentes áreas que se interessam pelo tema, tão atual, da relação entre educação e tecnologias.
Tornado acessível para todos os conceitos e as questões de grande complexidade teórica das duas áreas. (Educação e Tecnologia). Buscando para escrever o livro a opinião de professores e jornalistas em artigos apresentados pela imprensa. Recuperando pesquisas realizadas por ela e outros pesquisadores, relatos de professores e alunos, buscas na internet, buscando também exemplos de iniciativas educacionais que pudessem auxiliar na compreensão de assuntos tão novos.
Partindo da idéia de que o tema “Educação e tecnologia” deveria ser abordado de forma simples, abrangente e esclarecedora, apresentando e refletindo sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer á educação.

Na introdução é relatada a sua experiência ao ligar o computador, se identificar através da webcam e senha de acesso e ser transportada para o ambiente tridimensional interativo em que estuda algo que é comum em vários ambientes educacionais pelo mundo.


Capítulo VI- CAMINHOS FUTUROS NAS RELAÇÕES ENTRE NOVAS EDUCAÇÕES E TECNOLOGIAS
Crianças e jovens que fazem parte da geração NET já exibem um perfil muito diferente dos excluídos digitais, e as diferenças não estão apenas na fluência com que usam computadores e redes. A conduta desses jovens em atividades diárias em seus computadores muda também a maneira como agem quando não estão conectados.
Novas maneiras de pensar e agir das novas gerações digitais influenciará o futuro das escolas e da educação de modo geral. Será preciso, cada vez mais, amplificações políticas efetivas, que propiciem a inclusão digital de todos os cidadãos. Ações que além do uso escolar de computadores e redes se ampliem de forma intensiva para o acesso em espaços sociais diferenciados. É claro que, no entanto, é ainda a escola em todos os seus níveis e formas, o espaço privilegiado e propício para desencadear a ação e fluência digital.
O futuro tecnológico da educação tem se direcionado para pequenas soluções na forma de aparelhos leves e portáteis, mas com muita potência.
Várias pessoas de diferentes idiomas devem se encontrar na rede, vai aumentar significativamente o uso de um idioma criativo e que está em franco desenvolvimento ns redes. Uma formulação híbrida entre a linguagem digital, o inglês vulgar e a linguagem icônica dos emoticons.

O grande movimento desencadeado pelo o uso aberto de programas e softwares desenvolvidos colaborativamente nas redes auxilia a todos, professores e alunos, no desenvolvimento de novas estratégias didáticas suportadas pelos computadores e pelas redes.
As tecnologias garantem as escolas à possibilidade de se abrirem e oferecerem educação para todos, indistintamente, em qualquer lugar, a qualquer tempo. O uso intensivo das mais novas tecnologias digitais e das redes transforma as dimensões da educação e da á escola “o tamanho do mundo”. A escola do tamanho do mundo, que se viabiliza pelo uso intensivo das tecnologias e das redes digitais, precisa ser vista com uma nova mentalidade.
A mentalidade exigida para se fazer educação de qualidade na sociedade da informação exige mudanças na estrutura e no funcionamento das escolas. Mudanças que vão muito mais além dos atuais ambientes e dos espaços e tempo de ensino-aprendizagem e que se vinculam com a linha filosófica e o projeto pedagógico da instituição.
A educação nunca mais será a mesma. As mudanças já ocorrem no movimento cotidiano de alunos, professores, das pessoas em geral, que acessam esses novos espaços de interação, comunicação e aprendizagem.
É preciso que as escolas, de todos os graus e níveis de ensino, acordem para a incorporação desses movimentos no cotidiano de seus cursos. Ou ficarão estagnadas e condenadas á obsolência.

Indico este livro a todos os estudiosos do termo "tecnologias" que tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Este livro reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias.
Um livro muito útil a professores e estudantes da área de educação e outras áreas de conhecimento.

Vani Moreira Kenski nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É graduada em Pedagogia e Geografia pela Universidade Estadual do Rio de janeiro (Uerj), com mestrado pela Universidade de Brasília ( UNB)e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora e pesquisadora das Faculdades de Educação da UnB,da Unicamp e da USP.


Gonzalez, Ana Cecília da Rocha, aluna do curso de especialização em Tecnologia e Novas Educações da Universidade Federal da Bahia_ UFBA

http://anaamigamaravilhosa.blogspot.com.br/2011/04/resenha-do-livro-educacao-e-tecnologias.html

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